Gravidez
  • Diabetes durante a gravidez
    Se antes de engravidar já tiver uma doença crónica, como a diabetes, planear a gravidez é essencial.
  • Trabalho de parto: quais são os sinais e o que fazer?
    Embora o trabalho de parto não aconteça da mesma forma para todas as mulheres, é importante saber identificar os sinais para que se possa agir rapidamente e assim assegurar o seu bem-estar e o do seu bebé.
  • Os primeiros sinais de que um bebé vem a caminho!
    Uns dias de “atraso” fazem suspeitar de gravidez, mas não são necessariamente sinónimo de que vem um bebé a caminho. Já a ausência de menstruação é, quase sempre, o primeiro sinal de gravidez.
  • Asma durante a gravidez
    A asma é uma doença crónica em que as vias respiratórias, em especial os brônquios, ficam inflamadas e consequentemente mais estreitas, dificultando a respiração. Não tem cura, mas tem tratamento que, cumprido com rigor, permite na maioria dos casos o controlo da asma.
  • Desconfortos na gravidez – O que esperar no 3º Trimestre?
    Embora os desconfortos façam parte da gravidez, entender o que os causa e como aliviá-los é essencial para viver uma gravidez calma e tranquila.
  • Desconfortos na gravidez – O que esperar no 2º Trimestre?
    Seja por culpa das hormonas ou por causa da barriga que não para de crescer, o corpo sofre várias alterações que se podem traduzir em alguns desconfortos durante a gravidez:
  • Desconfortos na gravidez – O que esperar no 1º Trimestre?
    A gravidez é um período repleto de alterações, físicas, mas também emocionais. Estas alterações podem causar algum desconforto e, embora sejam mais frequentes em determinados trimestres, podem ocorrer ao longo de toda a gravidez, com maior ou menor intensidade.
  • Segurança dos alimentos e sua preparação na gravidez
    Qualquer pessoa corre o risco de ingerir alimentos potencialmente contaminados por certos vírus, bactérias ou parasitas, mas contrair uma infeção durante a gravidez gera mais preocupação por dois motivos: o sistema imunitário da grávida pode estar mais fragilizado e podem originar-se complicações no desenvolvimento do feto ou recém-nascido.
  • 9 meses a criar uma vida
    Sabia que no final do 1º trimestre o seu bebé já tem impressões digitais? E que por volta do 2º trimestre já é possível sentir os primeiros “pontapés”?