Sexualidade
  • 6 factos a reter sobre a vacina contra o HPV
    Todos os anos somam-se, em Portugal, 1 000 novos casos de mulheres com cancro do colo do útero, o segundo tumor ginecológico maligno mais comum em mulheres com menos de 50 anos.
  • HPV – O que é, como se transmite?
    A infeção por HPV (do inglês, Human Papillomavirus - Vírus do Papiloma Humano) é uma das infeções mais frequentes a nível mundial, afetando igualmente homens e mulheres. Tem origem num grupo de vírus que afeta a pele e as mucosas (revestimento interno das cavidades do corpo, como a boca ou o ânus) e pode originar lesões benignas, como verrugas genitais, ou quadros clínicos mais sérios, nomeadamente nas mulheres, como cancro do colo do útero.
  • Clamídia – O que é, como se transmite?
    As bactérias do género Chlamydia são responsáveis por vários tipos de doenças em humanos, incluindo a clamídia genital, uma doença sexualmente transmissível (DST), isto é, adquirida após contacto sexual desprotegido (sem uso de um método contracetivo de barreira, como o preservativo) com alguém infetado.
  • Preservativo – o método mais eficaz para evitar a SIDA
    A SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida) é uma doença infeciosa provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). O vírus é transmitido, maioritariamente, através de relações sexuais desprotegidas e ataca o sistema imunitário (responsável pela defesa do organismo), destruindo a nossa capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
  • Como funciona a pílula?
    A pílula é um método contracetivo oral que, quando tomada corretamente, apresenta um elevado grau de eficácia. Além do mais, pode ajudá-la a regular os ciclos menstruais e diminuir as cólicas e o fluxo menstrual (quantidade de menstruação).
  • Saber planear
    Por norma, as relações sexuais implicam a possibilidade de ocorrer uma gravidez. Constituir uma família é uma decisão que implica responsabilidade e planeamento.
  • Proteção para todos os gostos
    Numa vida sexualmente ativa e responsável, o preservativo desempenha um papel fundamental.
  • Contraceção – Sexualidade sem sobressaltos
    Viver a sexualidade de uma forma saudável, decidindo qual o melhor momento para uma gravidez – este é o objetivo da contraceção, uma responsabilidade a dois.